No começo do ano, 2024, atualizei o driver de vídeo da minha velha AMD Radeon RX 5700 XT e tive problemas na execução do Adobe Photoshop Lightroom Classic. Travamentos tais que nem me permitia enviar relatórios de erros para Adobe, mesmo com aquele quilo de programas para telemetria que te obrigam a instalar (Creative Cloud). Dei uma procurada rápida nas interwebs para ver se alguém estava passando pela mesma situação, porém não achei nada na época.
Fiz a reinstalação do Lightroom Classic e também não resolveu. O programa abria, me permitia começar a manipular algumas fotos e após uns 3 minutos travava. Aproveitei a data, virada do ano, para manter minha tradição de formatar meus HDs e reinstalar os Sistemas Operacionais, coisa que não tinha feito até então. Mesmo com esse trabalhão todo de nada adiantou, o Lightroom continuava travando.
Desinstalei a versão Classic e instalei a versão moderninha toda integrada com a nuvem da Adobe. Funcionou, porém essa versão do “Lightroom para jovens” é muito “capada” e mais lenta que a versão Classic. Não suportei usar.
De volta para o Classic, desabilitei a aceleração de GPU e obviamente o programa parou de travar. Sabia que pararia, mas não queria abrir mão desse recurso valioso. Enfim, fiquei esses meses todos editando minhas fotos utilizando só a capacidade do processador, um Intel Core i5-13600K. Cogitava seriamente cancelar minha assinatura do plano de fotografias da Adobe.
Já estava há muito tempo sem utilizar o Windows, quando voltei me deparei com uma atualização de driver via AMD Radeon Adrenalin. Instalei e corri lá pro Lightroom para ver se o problema de fato era com os últimos drivers. Nada, os travamentos continuaram.
Depois de todos esses meses, agora no começo de junho, voltei a procurar se alguém estava tendo esse mesmo problema e descobri que sim. No Reddit umas três pessoas abriram threads com esse problema, e em uma delas alguém respondeu que as definições sugeridas pelo Adrenalin, via Consultores, era o responsável pelo travamento do Lightroom no computador dele. Ninguém o respondeu ou deu like nesse comentário. Esse “Consultor” meio que ajusta as definições dos jogos que ele detecta para que possamos ter a melhor experiência durante as jogatinas baseado em todo sistema e obviamente no poder da placa de vídeo.
Lembro que em maio de 2021 eu até tuitei sobre o fato do Adrenalin reconhecer o Lightroom e o Photoshop como jogos, mas até aquela data não tinha nenhum tipo de “tunning” para esses “jogos” sugeridos pelo Consultor do Adrenalin.
Corri lá no consultor e de fato o Radeon Anti-Lag e o Image Sharpening estavam ativados. Desativei ambos, reativei a aceleração por GPU no Lightroom Classic e tudo voltou ao normal. Voltei ao Reddit e agradeci ao gringo.
Mas e ai, qual é a do Adrenalin simplesmente considerar o Lightroom e o Photoshop como jogos? Se não tivessem na lista de jogos isso nunca teria acontecido. Um monte de gente botando culpa nos drivers, nas GPUs sendo que o problema era mais simples de resolver, porém nada intuitivo. Que mancada essa da AMD.
Segue ai um pequeno vídeo mostrando como fiz para resolveu meu problema.