Para solucionar os problemas com os processadores Intel de 13ª e 14ª geração a fabricante disponibilizou atualizações de microcódigo. Muitos usuários aplicam essa correção junto ao sistema operacional, mas eu prefiro fazer isso a nível de BIOS/Firmware, direto do fabricante da placa mãe, já que utilizo o Fedora Linux e o Windows 11. Logo não tenho que me preocupar se em um sistema a correção está aplicada e no outro não.
Após duas dessas atualizações meu PC começou a reiniciar sem motivo aparente. Depois de quebrar a cabeça percebi que essas reinicializações só ocorriam quando ele estava ocioso. Pesquisei relatos sobre reboots inesperados durante estado de inatividade após as atualizações da Intel, mas não encontrei relatos que correspondessem exatamente a tal situação.
Antes de concluir que meu processador estava com defeito, decidi investigar fisicamente minha placa mãe, já que meses antes ela sofreu um acidente, um copo d’água e uma criança nas proximidades de um gabinete…, e reparei que o conector do cabo USB tipo C estava mal conectado a seu header na placa mãe. Reconectei-o corretamente e achei que achei que o problema estivesse resolvido. Empolgado com minha investigação corri e postei aqui a respeito, porém dias depois os reboots voltaram e optei por apagar a postagem.
Depois de tanta frustração com os resets em momentos em que o computador nem “trabalhando” estava, lembrei de algum vídeo que vi por ai sobre as configurações do recurso C-States. Quem diria que cavalares doses de vídeos de hobistas de PC no youtube renderiam uma pista para uma provável solução para meu problema? Não tem a mínima chance de lembrar de quem é o vídeo (LTT, Gamers Nexus, Adrenaline, JayzTwoCents), mas tenho certeza que tem uns cinco anos ou mais.
Superficialmente o C-States regula a forma como o processador se comportará em diversas situações afim de poupar energia. Uma dessas situações obviamente é quando está ocioso. Não há necessidade alguma do processador estar utilizando toda energia disponível ou ficar com clocks altos enquanto aguarda instruções. Para isso existem diversos “estados C” como C0, C1, C2 e por ai vai. Caso queira entender um pouco mais a respeito recomendo esse artigo aqui (em inglês).
Antes da atualização de firmware creio que por padrão o C-State da minha placa mãe, uma Gigabyte B760M Aorus Elite era “Desabilitado”. As outras opções são “Habilitado” onde você pode configurar cada um dos C-States disponíveis para essa placa mãe e a terceira opção é “Auto”, ou seja, as configurações que a Gigabyte diz ser OK para o processador, um i5-13600K. Minha dedução é que após a atualização dos diversos firmwares, já na terceira vez, em alguma delas a Gigabyte optou por deixar esse recurso em “Auto”. Tanto em “Auto” quanto “Enabled” os reboots ocorrem.
Só com a recordação do antigo vídeo optei por desativar o C-States e desde então meu PC nunca mais reiniciou.
Recentemente recebi um resumo semanal do Fórum Level1 onde um usuário estava tentando obter alguma ajuda antes de tentar retornar seu processador, também um i5-13600K, à Intel como defeituoso pelos mesmos motivos que o meu, resets sem motivo aparente. Respondi que depois de desabilitar o C-States meus problemas se resolveram. Logo alguém me respondeu dizendo que poderia se tratar, ainda sim, de um processador já desgastado, defeituoso, e que talvez por isso a ativação de algum dos modos C-States o fazia reiniciar a máquina. Isso me deixou um tanto intrigado, já que minha placa mãe não tem chipset que possibilita overclock do processador, mesmo que esse seja um processador habilitado para tal. Falou também que poderia ter um aumento considerável na conta de energia, já que meu processador não iria mais poupar energia quando ocioso.
Fui procurar mais um pouco a respeito do C-States e reboots e vi que há relatos sobre essa relação há mais de 6 anos, e ainda mais, que isso ocorre tanto para Intel quanto para AMD. Li também que alguém chegou em uma configuração desses estados que manteve seu sistema estável, sem reboots.

Coloquei as mesmas configurações aqui na minha máquina, já que fiquei meio preocupado com o possível gasto a mais de energia elétrica. A maquina se manteve estável. Sucesso! Pesquisei também mais um pouquinho pra saber se o gasto com a conta de energia seria considerável com o C-States desativado, e tipo, se você desliga seu computador quando não está em casa esse gasto não seria mensurável.
Tomara que esse texto ajude alguém.
Segue a sequência para chegar até o C-States na BIOS/UEFI da Gigabyte B760M Aorus Elite. Bios versão F19, Microcódigo 12B que são os mais recentes na data de hoje:
Depois de pressionar DEL ou F2 pra entrar na UEFI, caso esteja no modo “easy”:
- Mude a interface de Easy para Advanced;
- Clique na guia Tweaker e depois em Advanced CPU Settings;
- Desça até encontrar C-States Control e habilite-o e certifique-se das seguintes configurações:
- CPU Enhenced Halt(C1E) – Enabled;
- C6/C7 State Support – Enabled;
- C8 State Support – Disabled;
- C10 State Support – Disabled;
- Package C State limit – C7s.
- Pressione F10 pra salvar as alterações e reinicie sua máquina.
Segue a sequência via printscreen:
(passe o mouse para pausar a imagem)



