Após atualizar meu computador pude ir atrás de algumas coisas que não tinha acesso, até então, por conta da plataforma antiga. Dentre elas está o tal do Resizable BAR – Resizable Base Adress Registrer – que, simplificando horrores, se trata de uma tecnologia que torna mais eficiente a comunicação da placa de vídeo e o processador.
Fui dar uma olhada na bios da minha placa-mãe e não achei nada sobre Resizable BAR em menu algum e nem na função de procura da própria aplicação. No caso é uma Gigabyte B760M Aorus Elite. Logo fui até o site da fabricante para dar uma olhada no manual e constatei que não há uma informação precisa de como ativar o recurso. O item Resizable BAR só fica disponível para possível ativação depois de ativar outros dois, talvez três, itens.
No time vermelho você pode olhar no AMD Software: Adrenalin Edition. Clique na guia Desempenho e averígue se item Resizable BAR está ativado

Como não tenho placa de vídeo da Nvidia, posso recomendar o uso do GPU-Z, que serve para AMD e Intel também. Na primeira tela após a execução do GPU-Z você já vê de cara se o recurso está ativo ou não.

Caso o recurso não esteja ativo e você tenha uma placa-mãe parecida com a minha é só reiniciar a máquina e seguir para a bios. Se estiver no Easy Mode pressione F2 ou clique em Advanced Mode no menu a direita.

Depois de entrar no modo avançado pressione F11 ou vá até a guia Favorites e desative o CSM Support.

Caso a guia Favorites não tenha o item CSM Support, vá até a guia Boot e desative o CSM Support por lá.

Depois vá até a guia Settings e entre em IO Ports.

Aqui dentro habilite o item Above 4G Decoding e o Above 4G MMIO BIOS Assignment. Só após habilitar ambos aparecerá o novo item, dessa vez com o nome Re-Size BAR Support, para ser habilitado. Habilite-o.


Terminada a jornada na bios, salve e reinicie a máquina e confira depois, nos sofwares correspondentes, se o recurso está funcionando.


Alguns canais que testaram mais a fundo o recuso reportaram leve melhora nos FPSs. Algo variando entre 1,5 a 9% de melhora após ativar o Resizable BAR.
Passei por uma situação interessante nesse processo. Estava jogando Rage 2 antes de ativar o Resizable BAR e após ativar o recurso os gráficos do jogo foram afetados de forma ruim. Começaram alguns travamentos e tearing mesmo com a sincronização vertical ativada. Como estava finalizando o jogo, desabilitei o recurso e o ativei novamente recentemente. Após isso testei outros dois jogos com o ele ativo, o Borderlands 3 e Dota 2, e não tive problema algum.
Notei alguma diferença no desempenho? Não.
Anotei as informações gerais de desempenho para comparar com a pós mudança? Não.
Por que você ativou o recurso se não nota a diferença entre o antes e depois? Porque existe a opção para usufruir do recurso. Simples assim.
Brincadeiras a parte, meu monitor é um ultrawide de 60 Hz, logo não tenho necessidade de que jogo algum passe de 60 FPS, é só isso.